Pesquisa Revela: Falta de Profissionais de TI Afeta Maioria das Empresas

Uma pesquisa recente realizada pela Harvey Nash/KPMG revela que a área de tecnologia vive um período de escassez de talentos. Dos 3.352 CIOs entrevistados, 65% acreditam que a dificuldade em recrutar profissionais capacitados é o maior fator impeditivo para que suas empresas mantenham-se competitivas em relação à constante modernização do setor. Esse percentual cresceu 10% nos últimos 12 meses e preocupa muito os líderes de tecnologia.

career_lightbulb_no_hand_or_pensA falta de mão-de-obra qualificada acaba criando um gargalo nos processos dessas empresas e o índice de sucesso de projetos é cada vez menor. Para compensar tais problemas, empresas pretendem intensificar o foco no processo de recrutamento. Entre os entrevistados, 44% afirmam que pretendem aumentar o time nos próximos meses

Ainda de acordo com o levantamento, a expertise mais requisitada pelos CIOs foi, pelo segundo ano consecutivo, análise de dados. Os maiores aumentos na demanda foram por profissionais dos ramos de estratégia digital e segurança, com 21% e 17% respectivamente.

No Brasil, a procura por profissionais capacitados na área também está em foco. Uma pesquisa feita pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e pela Saint Paul Escola de Negócios mostra que a área de Tecnologia da Informação é a que vai receber o maior investimento dentre todos os setores das empresas nos próximos semestres. Por isso, é preciso estar preparado para essas oportunidades.

O mais indicado para os interessados em entrar nesse mercado é fazer uma graduação em Tecnologia da Informação. Existem ótimas faculdades que oferecem o curso em todo o Brasil. Com relação aos profissionais que já atuam na área, quanto maior a qualificação, melhor é a perspectiva futura. Assim, a melhor opção é investir em uma pós-graduação ou especialização.

No site Quero Bolsa é possível encontrar cursos na área de Tecnologia da Informação com bolsas de estudo de até 75%, tanto para graduação, quanto para pós-graduação. De acordo com o mercado, as perspectivas são boas mesmo em tempos de crise. Assim, é possível preparar-se sem sacrificar o bolso, a fim de tornar-se um profissional de sucesso na área.

Deixe o seu pensamento

Publicidade

Inscreva-se

Publicidade

Parceiros

QueroWorkar

O que é o QueroWorkar?

Dúvidas Frequentes

Anuncie Conosco

Contato