Dê um upgrade na sua carreira com a certificação Linux LPI

Muito se discute sobre a importância de ter ou não uma certificação para melhorar o seu currículo. Se você pensar no mercado de infraestrutura, existem muitas empresas que exigem que o candidato tenha uma certificação específica, veja as vagas da Lanlink, por exemplo. Por isso, separamos o que é necessário para você ser um profissional certificado LPI.

Por que ter uma Certificação LPI?

O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.

A principal vantagem de uma certificação LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.

Ao longo dos anos o programa de certificação LPI conquistou uma boa aceitação no mercado, uma prova disso é que, segundo o site Cericities.com, a certificação LPI já foi eleita como sendo uma das top 10 entre os profissionais da área de TI.

O programa de certificação LPI originalmente possuía três níveis profissionais, o LPIC 1, 2 e 3. Recentemente foi introduzido também o programa Linux Essentials.

lpi_cert_schedule_update

Linux Essentials

O Linux Essentials funciona como uma porta de entrada para as certificações profissionais LPI, sendo considerada um pré-requisito recomendado, mas não obrigatório, para a certificação LPI nível 1 (LPIC-1). Ou seja, se você não tem muita experiência em Linux é recomendado que você faça o programa Linux Essentials. Já aqueles com uma certa experiência em Linux podem “pular” essa etapa.

LPIC-1 Junior Level Linux Certification

O LPIC-1 é o primeiro nível de certificação profissional do LPI. Para receber a certificação LPIC-1 o profissional deve ser capaz de:

  • Trabalhar com a linha de comandos no Linux
  • Executar tarefas simples de manutenção, como dar suporte aos usuários, adicionar usuários em sistemas de grande porte, executar rotinas de backup/restore e shutdown/reboot.
  • Instalar e configurar uma estação de trabalho, incluindo a interface gráfica, bem como conectá-la na rede LAN ou Internet.

Pré-requisitos: Nenhum. Recomendado, mas não obrigatório o Linux Essentials.

Exigências: Ser aprovado nos exames 101 e 102

LPIC-2 Advanced Level Linux Certification

Esse é o segundo nível das certificações profissionais LPI. Para receber esse certificado o profissional deve ser capaz de:

  • Administrar um servidor de pequeno e médio porte
  • Planejar, implementar, manter, proteger e corrigir uma pequena rede mista (MS, Linux), incluindo
    Servidor LAN (samba)
  • Gateway Internet (firewall, proxy, email, news)
  • Servidor Internet (servidor Web, FTP)Supervisionar assistentes
  • Fazer recomendações à gerência em implementações e aquisições

Pré-requisitos: É necessário possuir a certificação LPIC-1 ativa para receber a certificação LPIC-2. Contudo, os exames do LPIC-1 e LPIC-2 podem ser feitos em qualquer ordem.

Exigências: Ser aprovado nos exames 201 e 202.

LPIC-3 Senior Level Linux Certification

O programa de certificação LPIC-3 representa o mais alto nível no programa de certificação LPI.

O LPIC-3 foi elaborado para o profissional expert. O programa foi desenvolvido a partir de informações recebidas de centenas de profissionais Linux e empresas líderes em tecnologia em todo o mundo. Também representa o mais alto nível de certificação profissional neutra quanto à distribuição.

O programa LPIC-3 consiste num único exame principal (Core). Outros exames específicos são oferecidos como especialidades adicionais ao exame principal, tais como:

  • Ambientes mistos
  • Segurança
  • Alta disponibilidade e Virtualização
  • Web e Intranet
  • Correio e mensagens.

Conteúdo Oficial da LPIC-3

Ficou interessado em tirar a sua certificação e não sabe por onde começar? O Centro de Treinamento Secrelnet está com inscrições abertas para o curso de Administração de Banco de Dados que é também preparatório para a certificação LPI-1.

Inscreva-se!

banner-cursolinux-secrelnet

Deixe o seu pensamento

Publicidade

Inscreva-se

Publicidade

Parceiros

QueroWorkar

O que é o QueroWorkar?

Dúvidas Frequentes

Anuncie Conosco

Contato