Como se candidatar ao intercâmbio da AIESEC?

Hoje veremos o passo a passo para você conseguir se candidatar a vaga que você encontrou no seu perfil lá no portal de oportunidades da AIESEC.

Veja também:

logo-aiesecCOMO PARTICIPAR – PASSO A PASSO

 Decida qual programa de intercâmbio você quer participar.  Você pode se inscrever para os dois, se desejar, mas é indicado já ter em mente seu objetivo definido: voluntariar ou trabalhar.

2º Acesse o site da AIESEC e inscreva-se. No site brasileiro, o programa Cidadão Global está definido com “Intercâmbio Social” e o Talento Global está como “Intercâmbio Profissional”.

3º A equipe da AIESEC mais próxima irá entrar em contato com você. Nessa etapa eles irão te explicar todo o processo e você pode também tirar todas as dúvidas que surgirem. Se estiver de acordo, vocês partem para a entrevista, que pode ser presencial ou por Skype.

4º Você pode ou não ser aprovado. Eles fazem a entrevista para verificar se o que você procura em um intercâmbio é o que a AIESEC vai te oferecer e para verificar a sua fluência na língua requisitada. A maioria das vagas estão nos países em desenvolvimento, como na Índia, China e Rússia, assim como toda a América Latina. Existem vagas para a  Europa Ocidental e para os Estados Unidos, mas em menor número esão muito mais concorridas, portanto têm aprovação mais difícil e mais demorada.

5º Caso você seja aprovado, o próximo passo é comparecer à AIESEC para assinar o contrato e pagar a taxa de inscrição do seu programa. Após assinar o contrato e efetuar o pagamento, você terá acesso ao sistema Myaiesec. É nesse sistema que você pesquisará sobre os projetos existentes em diversos países. Cada vaga possui uma “Job Description”, que nada mais é que descrição do projeto. Nela, você encontrará informações como data de inicio e término do projeto, habilidades necessárias, descrição do serviço que será realizado e possíveis benefícios como acomodação e alimentação.  Atenção: você só poderá ver os projetos discriminados após pagar a taxa, por isso é preciso cautela.

 Você terá acesso a projetos abertos com vagas nas mais diversas áreas (já alertamos de antemão que o maior número de vagas é para trabalho remunerado está nas áreas de gestão, engenharias e tecnologia da informação). Após encontrar um projeto que te agrade, o próximo passo é enviar um email para a pessoa responsável pela vaga no país  destino, manifestando seu interesse. Caso o retorno seja positivo, vocês farão uma entrevista via Skype. Deixando o seu currículo (em inglês) e contato com a AIESEC pode haver também empresas e instituições que entrem em contato com você pois estão interessados no seu trabalho (profissional ou voluntário). A equipe AIESEC local pode te ajudar na decisão de escolher o melhor projeto.

7º Caso as suas intenções e os objetivos da empresa combinem, eles dizem que deu “Match”, ou seja, combinou e vocês podem fechar o intercâmbio. A partir de então vocês irão fazer uma troca de cartas onde ambos se comprometem com o que está descrito no “Job Description”.

Gostou das dicas? Ficou ainda com dúvida? Deixa aí nos comentários que vamos respondendo.

Fonte: e-konomista

Deixe o seu pensamento

Publicidade

Inscreva-se

Publicidade

Parceiros

QueroWorkar

O que é o QueroWorkar?

Dúvidas Frequentes

Anuncie Conosco

Contato