SECOMP 2016

Postado por: | 12 de maio de 2016 | Eventos

A Semana da Computação da UECE – Secomp – é um evento realizado anualmente, composto por palestras no turno da manhã, além da apresentação das ideias de aplicativos do Smart Idea e um Game Show, e curso e minicursos nos turnos da tarde e da noite. Promovido pelo PET Computação, com sua primeira edição em 2003, as atividades desenvolvidas na Secomp abrangem as mais diversas áreas da computação, tais como: Internet, Redes de Computadores, Software Livre, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Mobile e Comunicação, etc. O corpo de palestrantes é do mais alto nível, sendo convidados professores da UECE e de outras instituições do Brasil.

logo-SECOMP-UECE-800x231

Diante da diversidade de áreas na Computação e de suas constantes evoluções no desenvolvimento de novas tecnologias, a Secomp, apresenta-se como um importante meio de divulgação dessa ampla gama de conhecimentos. Durante esse período, esse evento vem marcando sua importância no âmbito acadêmico e profissional, influenciando os mais diversos setores da sociedade.

Palestras

A internet das coisas que eu posso criar


rubensRubem Saldanha é gerente de educação superior da Intel Semicondutores do Brasil, formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Novas Tecnologias Aplicadas ao Currículo pela PUC-SP. Rubem Saldanha trabalha com suporte ao desenvolvimento de atividades curriculares nas universidades brasileiras. Já trabalhou no Instituto Ayrton Senna, Microsoft e TV Cultura..Resumo: Muito tem se falado sobre Internet das Coisas, mas, às vezes, esses conceitos parecem muito distantes. Com esta palestra, Rubem Saldanha espera desmistificar um pouco o conceito e mostrar que está muito mais perto de todos nós do que imaginamos.

 

 

Break all the things: Penterest em IoT


victorPossui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Tráfego e Segurança em Redes de Computadores. Consultor de segurança na Morphus Segurança da Informação. Responsável por projetos de análise de vulnerabilidades e teste de invasão (Pentest). Professor universitário em cursos de graduação tecnológicas (Redes de Computadores) e pós-graduação com ênfase em segurança da informação.Resumo: Nesta palestra vamos apresentar as principais técnicas para análise de vulnerabilidades em sistemas embarcados e casos de uso contendo falhas de segurança encontradas pelos pesquisadores do Morphus Labs. Serão demonstrados os resultados de uma nova pesquisa em sistemas embarcados no periodo de 2015 que contempla dispositivos do mercado nacional como roteadores e DVRs.

Microcontroladores presente,passado e futuro.


MarcosMarcus Diogo, professor do SENAI há mais de 15 anos. Pós-graduação Eng Telecomunicações pelo INATEL, graduando Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio, colaborador da Wikipedia, Libreoffice, Arduino-CE e do Janus – Instituto de Consciencia Global.Resumo: Será abordado a evolução dos microcontroladores e um comparativo entre AVR, PIC e ARM. Mostraremos projetos mantidos por voluntários e de grandes empresas para problemas tecnológicos com distribuição de código fonte aberto com o uso destes microcontroladores. No final da apresentação ocorrerá um rápido hands on com o Arduino, ARM Tivac e Raspberry PI.

Inscreve-se

Nenhuma visualização ainda