A QuartaTec é um ciclo de palestras com oficinas, realizado pela Universidade Corporativa do Serpro para ampliar o conhecimento dos profissionais de TI a respeito dos conceitos de tecnologias emergentes e fomentar a academia, reforçando a visão da empresa como referência em tecnologia de ponta. O evento acontece na Sede do Serpro em Brasília, com transmissão para todas as regionais da empresaConfira os endereços.

Inscreva-se

Os temas abordados nessa edição estão em consonância com o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação do Serpro (PETI): Máquinas Inteligentes, Blockchain, Big Data e Internet das Coisas (IoT).

Dia 9/8

Maquinas_Inteligentes.jpg

Não existe uma definição única para máquinas inteligentes ou inteligência artificial, mas várias. De certo modo, é o estudo sobre como fazer as máquinas compreenderem as coisas e realizarem tarefas nas quais, até o presente momento, as pessoas são melhores. Os ramos de aplicação dos sistemas inteligentes também são bastante variados.

Com uma abordagem governamental, os especialistas da QuartaTec irão falar sobre as propostas atuais do tema, tanto na parte prática quanto na acadêmica.

ATIVIDADES

9h – Abertura: Serpro.

9h30 – Abordagem acadêmica: João Paulo Pordeus  (Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará).

10h30 às 12h30 – Reconhecimento de Imagens, Chatbots e Processamento de Texto em Linguagem Natural, com Igor Freitas (Intel), Celio Nogueira de Faria (Serpro), Carlos Henrique Sousa (Serpro) e Lizandra Bays dos Santos (Serpro).

 

Dia 16/8

portalExterno-Blockchain.png

O Blockchain agrega à internet um novo patamar de confiança, tendo como base fundamental a criptografia. A tecnologia inova as transações digitais com uma cadeia de validação em vários níveis, rastreabilidade, processos de identidade e a existência de registros únicos e inalteráveis. Com tudo isso, nascem novos modelos de negócios.

Na QuartaTec, vamos ver estudos de caso, refletir sobre o futuro da tecnologia e discutir aspectos como regulamentação e o impacto nos serviços públicos.

ATIVIDADES

9h – Abertura: Marco Túlio da Silva Lima (Serpro).

9h30 – Ethereum e casos de uso: Gustavo Toledo Paro (Microsoft).

10h15 – SALT e outras Provas de Conceito do Bacen: Aristides Andrade (Bacen).

11h – Aplicativo Mudamos+ e outros usos do blockchain na vida do cidadão:  Gabriel Aleixo (A Star Labs).

11h45 às 12h – O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia: Marco Túlio da Silva Lima (Serpro).

14h às 18h (Regional Brasília) – Oficina: Luiz Jeronymo (IBM) conduzirá uma atividade em que os participantes terão a oportunidade de trabalhar na prática com a solução de blockchain mantida pela The Linux Foundation.

Dia 23/8

Big-data.jpg

Coletar, armazenar e analisar, de forma inteligente, grandes volumes de dados, estruturados ou não, gerando informações qualificadas para que decisões sejam tomadas. Essa é a função do Big Data Analytics.

Com base em estudos de caso e com viés governamental, os especialistas da QuartaTec abordarão a tecnologia e tendências de mercado, além dos projetos atuais e futuros do Serpro no tema, como o GovData.

ATIVIDADES

9h – Abertura: Rodrigo Hjort (Serpro).

9h30 – Palestra aberta com tradução simultânea – Doug Cutting (Hadoop).

11h30 às 12h – O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia – Rodrigo Hjort (Serpro).

14h às 18h (Regional Brasília) – Oficina – Big Data Analytics na prática: Felipe Toscano (Serpro) e Wilson Gotti (Serpro)

Dia 30/8

iOT.jpg

Exatamente como o nome sugere, essa revolução (Internet of Things – IoT) consiste na conexão à internet dos dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia, como eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte e outros. Isso exige uma evolução técnica de campos relevantes da área, como sensores wireless, inteligência artificial e nanotecnologia.

Os convidados da QuartaTec apresentarão a situação atual e as tendências dessa tecnologia no mundo e na esfera governamental. Na oficina, os principais conceitos que compõem IoT serão demonstrados e explicados de maneira simples, na prática.

ATIVIDADES

9h – Abertura: Robson de Sousa Martins (Serpro).

9h30 – Palestra: Vinicius Morandir Senger (Global Code).

10h30 – Acelere sua Transformação Digital com a Internet das Coisas: Lucas Pinz (Logicalis).

11h – Cidades Inteligentes: Cristiano Gomes (Microsoft).

11h30 –  IoT tornando as cidades mais inteligentes: João Angelo Rodrigues (IBM)

12h às 12h30 – O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia – Robson de Sousa Martins (Serpro).

14h às 18h (Regional São Paulo) – Oficina: Daniel Cesar (Serpro) apresentará uma aplicação prática de IoT em funcionamento, desde o objeto monitorado, os sensores e atuadores que interagem com o ambiente, o dispositivo inteligente que processa as informações obtidas e as envia através da Internet, até o emprego dessas informações para gerar algo útil. 

Nenhuma visualização ainda

Tags: , ,