Cloud Computing e Linux uma parceria que deu certo

O Linux é um sistema que em breve estará fazendo 20 anos, e hoje já representa uma força econômica considerável, com um ecossistema estimado em 25 bilhões de dólares. Está em praticamente todos os  lugares. Quando fazemos uma pesquisa no Google ou lemos um livro no Kindle, é o Linux que roda nos bastidores. O Linux é usado não apenas em web servers e print servers, mas a cada dia vemos mais e mais aplicações core das empresas operando em plataformas Linux. Um das relações que tem crescido bastante é entre o Linux e o Cloud Computing.

cloud-computing

Cloud Computing

Em português, a computação na nuvem é um conceito que visa utilizar a capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. As preocupações físicas de manter um servidor local são desconsideradas já que tudo está online.

E onde o Linux entra nessa história?

O Linux opera em praticamente qualquer plataforma de hardware, o que facilita o provisionamento, alocação e gerenciamento de recursos computacionais em nuvem. Podemos criar desde uma nuvem baseada em plataforma x86 como o Google, até nuvens em mainframes IBM, aproveitando o alto throughput (taxa de transferência) e facilidade de virtualização dessas máquinas.

O custo de licenciamento é outro fator interessante. Embora existam distribuições licenciadas, um provedor de infraestrutura em nuvem, pelo grande número de servidores que deverá dispor (falamos aqui em milhares ou dezenas de milhares de máquinas), poderá adotar, pela escala, versões Linux não comerciais.

Virtualização é outro plus do Linux, com diversas tecnologias disponíveis como Xen (base da arquitetura de cloud da Amazon) e KVM.

Hoje, se olharmos Linux em cloud, já vemos seu uso como base tecnológica da nuvem do Google, da Amazon, do Force.com, do Salesforce e de startups como 3Tera (recém-adquirida pela CA), Elastra e Mosso, entre outros. E com certeza seu uso se alastrará pelas futuras ofertas de nuvens.

Se você quer se atualizar no mercado de cloud, conheça o curso que a SecrelNet oferece de Administração de Sistemas Linux e comece agora a trabalhar com um dos mercados que mais tende a crescer nos próximos anos.

banner-cursolinux-secrelnet

Fonte: iMastersWikipedia

Publicidade

Recent Posts

Publicidade

Parceiros

QueroWorkar

O que é o QueroWorkar?

Dúvidas Frequentes

Anuncie Conosco

Contato

Recrutadores

Publique uma vaga

Nossos Serviços

Login

Candidatos

Buscar Vagas

Cadastrar Currículo


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/queroworkar/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/queroworkar/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4344