QueroWorkar chegou ao Telegram

Postado por: | 29 de abril de 2016 | Tecnologia

Temos uma novidade para você usuário do QueroWorkar. Agora temos um BOT que irá lhe avisar em seu Telegram sobre as vagas anunciadas aqui no portal.

O que é um BOT?

“Bot” em informática, em geral, é um software que automatiza uma ou mais atividades e, por vezes, imita um comportamento humano.

Algumas grandes empresas, nacionais e mundiais, já fazem o uso de Bots no Telegram de maneira ativa para manter mais um canal de comunicação com seus usuários e clientes, como por exemplo, a NetFlix (@netflixnewsbot) que envia diariamente os filmes mais recentemente cadastrados, outros que sáo uteis como o @topdf_bot. que converte arquivos de varios formatos para PDF, outros que recebem um link do youtube e lhe devolve o video em seu smartphone e muitos outros.

Saindo na vanguarda e procurando oferecer sempre um serviço diferenciado, pensamos então em criarmos um Bot que pudesse fazer o trabalho de entregar a você, nosso usuário, as vagas anunciadas em nosso site, diretamente em seu smartphone, já que hoje em dia, esse é um equipamento que não nos desapegamos dele um só minuto.

Através do aplicativo TELEGRAM, um aplicativo similar ao Whatsapp porém com muitas vantagens (procure por sí mesmo no Google sobre o assunto) enxergamos nessa ferramenta a possibilidade de disponibilizarmos nosso próprio bot.

Considerando que o publico de profissionais de TI já conhecem e utilizam esse app, partimos então para o desenvolvimento, em parceria com a EDEN Soluções em Tecnologia, acreditando no potencial dessa ferramenta e acreditando mais ainda, no benefício que o Bot irá trazer, uma vez que a partir de agora, com essa inovação, o profissional irá receber uma mensagem com o resumo da vaga e de acordo com seu interesse, pode ir direto a pagina da vaga, evitando assim perder uma oportunidade que pode ser a sua.

Esta parceria entre nós – QUEROWORKAR – e a EDEN Soluções em Tecnologia (@EdenSolucoes) – quem idealizou e criou nosso Bot – se deu por conta da afinidade existente no que diz respeito ao interesse em apoiar a comunidade de profissionais da área de TI.

Cláudio Eden (@claudioeden), por sua formação e trajetória na área de TI tem dado sua contribuição com artigos em site como TI ESPECIALISTAS, no LINKEDIN ou em projetos pessoais como o site ASTERISK HANDS ON e algumas criações como este BOT dentre outros projetos. Mais sobre ele pode ser visto em seu perfil no linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudioeden.

Como usar o bot

Há duas maneiras. Como usuário direto em chat privado ou adicionando o Bot a um grupo que você administre. Vamos explicar as duas modalidades abaixo.

Para adicionar como usuário, em um chat privado, clique em procurar (lupa) e digite o nome do bot: “@QueroWorkarBot” (vide imagem abaixo).

.addBot

 

Clique sobre o nome do bot e abra uma janela de chat com um descritivo do Bot e um botão INICIAR na parte inferior da tela.

iniciar chat

 

Ao clicar em COMEÇAR, você receberá as instruções de como o bot funciona e quais comandos ele aceita. Para enviar um comando ao bot, basta digitar a tecla “/” (barra, sem as aspas) e o Telegram exibe um menu suspenso com os possíveis comandos do Bot. Sempre que precisar, digite /help e verá um texto de ajuda.

O Bot do Quero Workar possui até o momento apenas 3 opções.

  • /help – para visualizar a ajuda
  • /subscriber – para ativar o recebimento de vagas
  • /unsubscriber – para desativar o recebimento de vagas. IMPORTANTE: apenas fechar a janela ou limpar histórico não irá interromper o recebimento de vagas. É necessário que o usuário manifeste a intenção de interromper através do envio do comando /unsubscriber para que o Bot remova o usuário da lista de envio automático.

Já para adicionar a um grupo, de modo que todos naquele grupo recebam na janela de bate papo do grupo e não em privado, basta que adicione o Bot como um membro do grupo. Para executar essa ação, em informações do grupo, clique em adicionar membro e procure o @QueroWorkarBot para adicionar. Uma vez adicionado ao grupo, este grupo passa a receber as vagas a partir do próximo envio.

Por padrão, o Bot não responde a usuários no grupo e sim diretamente ao usuário em privado, mesmo que este faça a pergunta no grupo. Então se você é um administrador de um grupo onde o Bot possa ser útil, fique a vontade para inserí-lo pois não haverá nada além dos anúncios das vagas conforme prometido. As vagas são inseridas no site pela manhã e neste mesmo horário, o Bot lê as mensagens e as envia para todos os usuários.

Outras funcionalidades estão previstas para ser implementadas em breve, mas caso deseje deixar seu comentário ou sugestão, envie-nos um e-mail ou deixe seu comentário ao final da página ou ainda em nosso canal no Facebook.

Nenhuma visualização ainda

Tags: , ,

  • Matheus

    Será bacana a criação de canal no Telegram! recomendo!